Algumas doenças têm sido relacionadas ao uso de parabenos em formulações de produtos, como o câncer de mama.
Conservantes, os parabenos protegem as fórmulas de mofo, bactérias e ajudam na vida útil dos produtos.
Eles ainda são encontrados em muitos cosméticos, incluindo itens para o corpo e cabelos.
Parabeno: o que é?
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Food and Drugs Administration, classifica os parabenos como um grupo de conservantes usados em cosméticos.
Os tipos mais comuns de parabenos são metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno e butilparabeno.
Produtos como maquiagem, desodorantes, hidratantes, esmaltes, produtos para o cabelo, perfumes, tintas de tatuagem e cremes de barbear geralmente contêm conservantes chamados parabenos, de acordo com o FDA.
Alguns alimentos e medicamentos contêm esses compostos, além de estarem em cosméticos.
Microrganismos e outras criaturas minúsculas são protegidos por parabenos, a fim de manter o produto intacto e a pessoa que o utiliza saudável. No entanto, não é exatamente assim que as coisas acontecem.
Riscos à saúde utilizando parabenos
Algumas pesquisas recentes mostraram que os parabenos podem ser prejudiciais à saúde, como causar desequilíbrio de estrogênio.
Embora ainda seja considerado seguro por órgãos como FDA e ANVISA, algumas pessoas optam por evitar produtos que contenham parabenos.
Algumas pessoas têm uma reação alérgica quando produtos que contêm parabenos são aplicados na pele, como cremes, géis, shampoos ou pomadas.
Essas pessoas podem desenvolver urticária, dermatite ou manchas na pele.
Os parabenos podem alterar o metabolismo dos hormônios, o que pode levar a cistos ovarianos em mulheres, tornar as mulheres inférteis ou até mesmo fazer com que as células de gordura sejam metabolizadas de maneira diferente, tornando a pessoa obesa.
Ao agir como o estrogênio, os parabenos fazem com que os níveis do hormônio no corpo aumentem.
Essa quantidade aumentada de estrogênio pode fazer com que as células se dividam, o que pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer, como câncer de mama, útero e ovário.
Por outro lado, em algumas pessoas, os parabenos podem ser absorvidos pela pele, causando reações alérgicas na pele e nos pulmões.
Essas reações podem se desenvolver lentamente, tornando difícil determinar se havia uma conexão com algo a que a pessoa foi exposta.
Além disso, os parabenos são encontrados em muitos cosméticos e podem fazer com que a pele envelheça prematuramente, limitando a produção de colágeno.
Eles também podem danificar o DNA da pele, quando expostos ao sol, combinados com outros parabenos.
Outro fator é que, quando absorvidos, os parabenos podem atingir as glândulas e a corrente sanguínea, que são interpretadas pelo nosso sistema endócrino como estrogênios (hormônios femininos) porque agem da mesma forma. Com isso, podem causar alterações de humor e ansiedade.
Nos homens, os parabenos também podem alterar a regulação hormonal, levando à infertilidade e até ao câncer de próstata.
Aqui na Abela Cosmetics, você pode encontrar linhas de shampoos, condicionadores, máscaras e finalizadores livres de parabenos, petrolatos, silicones insolúveis e muito mais!
Conheça nossas diversas linhas de produtos capilares!
E aí, gostou do artigo? Confira mais em nosso blog e esteja por dentro do que é vantajoso para os seus cabelos.