Quem tem cabelos cacheados ou crespos sabe das dificuldades que é manter os cachos sempre bonitos e definidos. Uma tarefa nada fácil, principalmente para quem tem os fios mais ressecados devido à química ou danos diários.

 

 

Por isso, a nutrição capilar é uma das principais etapas no tratamento indicado para quem tem fios cacheados ou crespos. Esse processo deve ser feito de maneira a recuperar os cabelos, deixando-os mais macios, saudáveis e nutridos.

No mercado, existem diversas marcas e linhas voltadas para os cabelos cacheados e crespos. Dessa forma, conhecer quais produtos utilizar é o caminho mais fácil para conseguir bons resultados.

Afinal, ter cabelos hidratados e nutridos, com fios saudáveis e cachos definidos, é o desejo de todas as mulheres que querem exibir madeixas livres de pontas duplas ou ressecadas.

Continue lendo este artigo e saiba como cuidar dos seus cachos.

  • O que é nutrição capilar?
  • Como fazer nutrição capilar?
  • Produtos para cabelos cacheados e crespos

O que é nutrição capilar?

Devido ao formato anelado do fio, os cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais ressecados que os lisos. Isso acontece porque a oleosidade do couro cabeludo tem dificuldade em chegar até as pontas. Além disso, o fio pode se ressecar devido ao uso excessivo de secador ou chapinha, bem como pelo sol, vento, água quente, entre outros.

Esse ressecamento dos cabelos acarreta em fios quebradiços, pontas duplas e frizz, já que as cutículas estão abertas. Para que os fios voltem a ser sedosos, é preciso devolver os lipídios e óleo natural. Essa proteção da fibra capilar é a garantia de que os fios não sofrerão tantos danos.

E isso acontece através da nutrição capilar e do uso de produtos específicos para cada tipo de cabelo. Sendo assim, a rotina de cuidados deve envolver cremes, óleos e manteigas vegetais que reponham as perdas. Assim, o tratamento de umectação permite que o fio fique com um aspecto mais saudável, sedoso e hidratado.

Através dessa barreira criada, o fio volta a ter maciez, brilho e as cutículas são seladas. Isso dá movimento e curvas mais definidas aos cachos, resultando em um cabelo natural e nutrido.

A nutrição capilar pode ser feita diariamente ou através de um cronograma, que é composto por três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. O cronograma pode ser feito por qualquer pessoa e deve ser montado de acordo com o tipo de fio. Quando seguido corretamente, o resultado é um cabelo mais saudável e recuperado.

Como fazer nutrição capilar?

Quem tem cabelos cacheados ou crespos deve seguir um cronograma capilar voltado específico para este tipo de fio. O tratamento pode ser feito de diferentes formas, tanto com máscaras nutritivas, óleos naturais ou manteigas vegetais. Com esses produtos em mãos, a aplicação é simples e os resultados podem ser percebidos logo após a finalização.

Para se ter um bom resultado, deve-se aguardar o tempo indicado de cada produto. Após a aplicação, basta enxaguar e finalizar os fios como desejar. Existem outras formas de hidratar os cabelos de maneira mais intensa e também com bons resultados.

Os óleos naturais, como de coco ou castanha do Pará, e as manteigas de karité e cupuaçu, são exemplos de hidratantes aliados na nutrição dos fios. Indicados para cabelos fracos, ressecados e secos, eles agem profundamente nos fios, nutrindo o cabelo e aumentando a umidade natural.

A aplicação dos óleos é conhecida como umectação e deve ser aplicada por todo o comprimento do cabelo, desde a raiz até as pontas. É preciso deixar agir por, no mínimo, duas horas, para os óleos, e até 40 minutos, para as manteigas.

Em alguns casos, recomenda-se dormir com o óleo, como forma de otimizar o tempo e o tratamento. Para isso, deve-se cobrir o cabelo com uma touca, de forma e evitar que o produto saia durante o sono.

Nesses casos de umectação, o cabelo deve estar seco para receber o óleo natural ou a manteiga vegetal. Assim, o produto conseguirá enluvar melhor os fios e os resultados serão mais perceptíveis. Isso é necessário também para que as madeixas absorvam esses nutrientes e selem as cutículas, garantindo que a nutrição fique dentro do cabelo.

Produtos para cabelos cacheados e crespos

Escolher os melhores produtos dentre uma infinidade de opções chega a ser um desafio para quem tem cabelos ressecados. Por isso, quem deseja melhorar a saúde dos fios precisa avaliar a situação do seu cabelo e buscar o tratamento mais adequado. Esse é o primeiro passo para garantir um cabelo cacheado ou crespo saudável e com vida.

Enquanto algumas pessoas precisam de um tratamento mais intenso para melhorar os cabelos secos, fracos e quebradiços, outras necessitam apenas de uma hidratação e mais umidade. Sendo assim, deve-se optar por produtos naturais, vez que estes oferecem melhores resultados, já que não contém química e não causam danos aos fios.

Abela Cosmetics

Para os cabelos, recomenda-se produtos livres de petrolatos, parabenos, óleo mineral, parafina, silicones insolúveis e ativos de origem animal. A Abela Cosmetics é uma marca que oferece cuidados para cabelos livres. Assim, dispõe de diversos produtos, como a máscara reconstrutora da linha Cronograma Capilar, que mantém o cabelo nutrido e sem queda.

Por ter em sua composição óleo de argan e queratina vegetal, o resultado é um cabelo com brilho, maciez e fios menos ressecados. Já a máscara de hidratação à base de cupuaçu, da linha Cronograma Capilar, traz umidade aos fios, deixando-os mais elásticos, condicionados e nutridos.

Enquanto isso, o cacau, da linha Love, Vegan, da Abela Cosmetics, garante cuidado diário, promovendo o rejuvenescimento capilar e hidratação imediata. A manteiga do murumuru age reduzindo o frizz e tem bastante indicação para cabelos volumosos. A máscara umectante Carolina trata os danos causados aos cabelos devido à ação do sol, vento e secadores. O resultado são fios nutridos, definidos e com brilho

Por sua vez, a máscara umectante Carolina, à base de abacate, reúne um concentrado de vitaminas. Mas também de ácidos graxos que combatem o ressecamento, a quebra e o frizz. Com isso, os cabelos ficam mais brilhosos e suaves. Isso é possível graças aos seis óleos vegetais presentes no fruto, que mantêm a nutrição e definição por mais tempo aos cabelos.

Compartilhe
Compartilhe