Os benefícios da meditação diária são muitos. A meditação tem um efeito curativo nas emoções, na saúde mental e física e nas condições médicas exacerbadas pelo estresse. Há uma variedade de formas de meditação nas quais uma pessoa pode se envolver a cada dia. Quaisquer que sejam os métodos de sua preferência, praticá-los sempre que possível durante a semana pode ter efeitos de longo alcance em seu bem-estar geral.

 

 

O que é meditação?

A meditação é um termo abrangente para várias práticas que acalmam o corpo e a mente enquanto trazem uma pessoa para um estado de foco centrado. A meditação pode ser feita em quase qualquer lugar e a qualquer hora. Não requer nenhum equipamento ou ferramenta, não custa dinheiro e qualquer um pode fazê-lo.

 

A meditação se originou há milhares de anos e foi usada pela primeira vez em práticas espirituais e religiosas para ajudar uma pessoa a alcançar um estado de iluminação e obter uma compreensão mais profunda de uma divindade, fé ou sistema de crença espiritual. Hoje em dia, qualquer pessoa pode meditar por motivos espirituais ou para ajudar a aliviar o estresse e relaxar.

 

As várias formas de meditação

A meditação vem em muitas formas. Certos métodos podem atrair mais do que outros. Se você gosta de variedade, pode praticar uma forma diferente de meditação a cada dia da semana. Algumas das maneiras pelas quais você pode meditar incluem:

 

Meditações tradicionais. Isso envolve sentar de pernas cruzadas, com postura adequada e suas mãos em uma posição específica – chamada mudras (pronuncia-se mudraa) – para canalizar sua energia. Você então desacelera sua respiração e silenciosamente pensa em um mantra, canta um ou tenta limpar sua mente.

Meditação Mantra. Esse tipo de meditação exige que você repita silenciosamente um mantra – que pode ser uma palavra, frase, som ou pensamento – com o objetivo de alcançar um estado de espírito calmo e eliminar qualquer distração. Outra forma de meditação com mantra é a meditação transcendental, que envolve dizer um mantra pessoal de uma maneira específica.

Imagens guiadas ou visualização. Nesta forma de meditação, um guia guiará uma pessoa através da visualização de várias imagens mentais e configurações serenas que são relaxantes e calmantes enquanto se concentra nos sentidos. Um tipo dessa forma de meditação é chamado yoga nidra.

Meditação de atenção plena. Essa forma de meditação concentra a mente no momento presente com aceitação e consciência de sua respiração, corpo, ambiente atual, experiências, pensamentos e sensações à medida que passam da perspectiva de um observador imparcial.

Ioga. Essa prática antiga envolve uma série de alongamentos e exercícios de equilíbrio combinados com respiração profunda que permite que uma pessoa se torne mais flexível e calma enquanto aterra e centraliza sua energia.

Tai-chi. Esta arte marcial chinesa envolve movimentos lentos e respirações profundas que são relaxantes e suaves para o corpo para praticar.

Qigong. Esta prática combina elementos de meditação tradicional, movimentos e práticas de relaxamento que limpam e acalmam a mente.

 

 

Os benefícios da meditação diária

A calma fundamentada que a meditação traz pode ser de grande benefício para o seu estado mental, físico e emocional. Relaxar a mente e trazê-la para um estado de calma é uma ótima maneira de controlar o estresse. Ele pode literalmente ajudar a mudar sua neurobiologia, influenciando duas das vias de estresse do cérebro, bem como regiões de atividade associadas à regulação de emoções e atenção. Também beneficia o bem-estar físico e mental de uma pessoa, ajudando a:

 

  • Tornar-se consciente ou focada no momento presente.
  • Ser mais autoconsciente.
  • Ter maior paciência e tolerância Ter uma frequência cardíaca de repouso mais baixa
  • Gerenciar o estresse e a ansiedade.
  • Pensar em situações estressantes de uma maneira diferente.
  • Ter pressão arterial mais baixa.
  • Ser mais criativa.
  • Reduzir ou eliminar emoções negativas.
  • Eliminar ou reduzir sentimentos de solidão.

 

Além de ajudar com as emoções, uma mentalidade mais calma reduz a pressão sanguínea e a frequência cardíaca em repouso. A meditação é útil quando uma pessoa tem uma doença que piora devido ao estresse. Também ajuda a melhorar o sistema imunológico de uma pessoa.

 

Condições médicas que podem ser melhoradas pela meditação incluem:

  • Doença cardíaca
  • Câncer
  • Dor crônica
  • Asma
  • Síndrome do intestino irritável
  • Distúrbios do sono
  • Dores de cabeça por estresse
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Vício em fumar
  • Resfriado ou gripe comum

 

 

Maneiras de aproveitar ao máximo seu tempo de meditação

 Se você deseja aproveitar ao máximo seu tempo de meditação, ajuda a projetar e criar uma atmosfera calma e pacífica. Você pode tentar algumas das sugestões a seguir para criar um espaço tranquilo para meditar.

 

Ambiente limpo. Ajuda ter um ambiente calmo, tranquilo e tranquilo, limpo e livre de desordem.

Fragrância. Para ajudar a criar um clima mais relaxado, você pode acender um pouco de incenso.

Cristais. Alguns praticantes acham que certos cristais carregam energia benéfica. Colocar alguns ao redor do seu espaço enquanto você medita pode ajudar com sentimentos de calma e equilíbrio.

Música. Algumas músicas relaxantes também podem ajudar se não forem uma distração.

Conforto. Certifique-se de estar sentado confortavelmente. Tente usar uma pequena almofada de meditação para suporte extra.

Respirar. Diminua a respiração. Certifique-se de que você está respirando profundamente na barriga e exalando completamente. A respiração profunda tem um efeito calmante no sistema nervoso.

Escaneamento corporal. No yoga nidra, você examina seu corpo da cabeça aos pés, pedindo a cada parte do corpo que relaxe. Essa prática pode ajudar a trazê-la para o momento presente e permitir que seu corpo mergulhe em um profundo estado de relaxamento.

Caminhada consciente. A meditação andando pode ser uma excelente maneira de entrar em um estado de consciência calma. Mantenha os olhos abertos e concentre-se no momento presente. Você pode recitar um mantra, orar ou se concentrar em enviar bondade amorosa para seus pensamentos, sua vida e o mundo em geral.

Seja paciente consigo mesmo.  Pode demorar um pouco até que você consiga se concentrar verdadeiramente durante uma sessão inteira de meditação. É natural que a mente divague e que os pensamentos surjam. Não deixe que eles o distraiam. Simplesmente observe-os e deixe-os fluir.

 

 

Realmente não há maneira errada de meditar, desde que você esteja colocando sua mente e corpo em um estado mais relaxado enquanto respira lentamente e se concentra no presente.

Os psicólogos descobriram que o envolvimento repetitivo em práticas meditativas muda o cérebro e a biologia de uma pessoa de maneira positiva. Quanto consciente você meditar, melhor será sua saúde mental, física e emocional. A meditação é um dos melhores hábitos que você pode adicionar à sua rotina diária para melhorar a saúde geral. Se você gostaria de adquirir o hábito de meditar, reserve um tempo intencionalmente para isso diariamente por 3 a 8 semanas até que se torne uma segunda natureza. Ao fazer isso, mantenha um diário ou registro de como você se sente a cada dia até que se torne um hábito e compare com como você se sentia antes de começar.

Sinta-se bem.  Abela Cosmetics.

 

 

Compartilhe
Compartilhe