Apesar de ser bem popular, você já parou para pensar no que pode acontecer quando há uso excessivo do co-wash?

 

 

Essa técnica possui uma série de benefícios para as madeixas, mas também pode causar alguns efeitos negativos caso não seja realizada da maneira correta.

Se você costuma usar o co-wash em seu cabelo, sabe que essa técnica de lavagem se popularizou bastante nos últimos anos, sobretudo entre as cacheadas e crespas, embora sirva para todos os tipos de cabelo. Ou seja, lisas e onduladas também podem ser adeptas do co-wash.

Qual a forma correta de fazer o co-wash?

A técnica do co-wash é bem simples. Basicamente, é uma lavagem feita com condicionador ou higienizador apropriado, como o higienizador Hope, da Abela Cosmetics. Assim, é possível fazer uma limpeza gentil, sem remover toda a oleosidade natural do couro cabeludo, que é importante para a saúde capilar.

Um bom co-wash é feito da seguinte maneira: você precisa molhar bem os cabelos, aplicar uma boa quantidade de produto (mas sem exageros) e fazer movimentos circulares por todo o couro cabeludo. Feito isso, você pode levar o produtos do couro cabeludo até o comprimento do cabelo.

 

Após envolver totalmente suas madeixas com o co-wash, é hora de enxaguar com bastante água. Em seguida, você pode utilizar um outro condicionador ou máscara de sua preferência, enxaguar novamente e finalizar como de costume.

 

O principal ponto em relação a essa técnica é que a ação mecânica, ou seja, das mãos, tem extrema importância na hora de fazer a lavagem.

 

Como este produto possui agentes de limpeza leves, ao contrário dos shampoos, é necessário fazer os movimentos adequadamente para total remoção dos resíduos de produtos e sujidades dos cabelos. Dessa forma, você terá uma lavagem eficiente.

 

Benefícios da lavagem com co-wash

Como mencionamos inicialmente, o uso do co-wash ganhou a simpatia de muita gente nos últimos anos. Isso aconteceu devido aos benefícios que foram observados com a técnica. Confira a seguir alguns deles!

Cabelos menos ressecados

Mesmo os shampoos sem sulfatos, isto é, sem agentes de limpeza agressivos, podem ressecar os fios. O co-wash, por sua vez, é uma limpeza super sutil, que não remove a oleosidade natural das madeixas e, desse modo, faz com que o cabelo fique menos ressecado.

 

Faz a coloração durar mais tempo

Se você tem cabelos coloridos ou pretende colorir as madeixas em algum momento, o co-wash é uma excelente alternativa para fazer a coloração durar por mais tempo! Como esse tipo de produto faz uma limpeza mais leve, o cabelo retém melhor tinturas que tenham sido aplicadas nos fios.

 

Menos frizz e mais definição

O uso do co-wash é ótimo para manter os cabelos mais hidratados e maleáveis. Consequentemente, há menos frizz e mais definição! Isso é especialmente importante para quem tem cabelo cacheado ou crespo e gosta dos cachinhos bem definidos.

 

O que pode acontecer quando você está usando muito o co-wash?

Embora promova muitos benefícios, o uso contínuo do co-wash pode trazer algumas consequências indesejadas para a saúde capilar devido ao acúmulo de oleosidade nos fios.

 

Isto posto, é importante que você saiba o que pode acontecer quando você está usando muito essa técnica. Por isso, listamos quais consequências são essas.

 

Cabelos mais pesados

É possível que haja um acúmulo de oleosidade nos fios à medida que você deixa de usar o shampoo e passa a lavar as madeixas somente com co-wash. Isso pode deixar o cabelo com aspecto gorduroso, visivelmente pesado e sem movimento.

Dificuldade de absorção de nutrientes

Uma boa parte da nutrição dos cabelos ocorre devido ao padrão de alimentação e ingestão de água. Porém, você deve saber que seus fios também recebem nutrientes, como aminoácidos, por exemplo, durante os tratamentos com máscaras específicas para os cabelos.

 

Quando você passa um período muito grande de tempo lavando os cabelos somente com co-wash e ocorre o acúmulo de oleosidade, os nutrientes das máscaras podem não ser adequadamente depositados nos fios. Dessa maneira, você não terá o resultado esperado com o tratamento.

 

Além de não ter o resultado esperado momentaneamente, no longo prazo os fios podem se tornar enfraquecidos e quebradiços por não estarem recebendo os nutrientes como deveriam.

 

O que fazer?

Há dois pontos fundamentais para evitar os efeitos negativos do uso prolongado do co-wash nos cabelos. Sendo eles: higienização adequada e uso eventual de shampoos (com ou sem sulfato).

 

Em relação à higienização, conforme abordado anteriormente, lembre-se de dedicar um tempo para realizar a lavagem da melhor forma possível, com bastante água e realizando os movimentos com as mãos por todo o couro cabeludo. Desse modo você garante a remoção de todos os resíduos dos fios.

 

A outra alternativa é o uso eventual de shampoos, com ou sem sulfatos. Se você tem medo de usá-los por achar que seus fios ficarão ressecados ou prejudicados de alguma forma, saiba que é absolutamente normal e até recomendado intercalar o uso do co-wash com esse tipo de produto.

 

Isso é necessário para remover substâncias acumuladas nos fios, sejam elas provenientes da oleosidade natural do cabelo ou de resíduos de produtos como máscaras de tratamento e finalizadores, como é o caso dos silicones insolúveis.

Realizar lavagens com shampoo em alguns momentos realmente é importante, sobretudo se você tem cabelos lisos ou ondulados, cuja oleosidade se espalha com maior facilidade.

 

Além disso, as lavagens com shampoos também são relevantes para evitar o surgimento ou piora da dermatite seborreica, que é um problema muito comum, popularmente conhecido como caspa.

 

Conclusão

O uso do co-wash com certeza apresenta muitos benefícios para os cabelos. No entanto, é importante utilizar essa técnica da maneira correta para evitar problemas como fios pesados e difíceis de aplicar tratamentos.

 

Mesmo que possam promover o ressecamento das madeixas, os shampoos devem ser utilizados em alguns momentos para manutenção da saúde capilar.

 

Se você procura por produtos com formulação natural, sem agentes agressivos e livres de crueldade animal, saiba que nós da Abela Cosmetics temos diversos produtinhos para você cuidar dos seus fios da melhor maneira possível.

 

Continue aproveitando os conteúdos do blog para conhecer informações novas sobre o mundo da beleza sustentável.

 

Compartilhe
Compartilhe