O envelhecimento dos nossos cabelos está ligado à nossa idade biológica, mas alguns fatores como alterações hormonais, hábito de fumar e beber com frequência e algumas deficiências nutricionais podem acelerar o processo.
Quando fazemos 30 anos, há uma diminuição no metabolismo e o cabelo também muda.
Há afinamento da fibra capilar e o cabelo demora mais para crescer. Nas mulheres, os cabelos se afinam e nos homens, a perda dos fios começa a acontecer.
Isso acontece porque as duas proteínas responsáveis pela resistência e selamento dos fios – elastina e colágeno – são produzidas pelo nosso organismo em menor velocidade.
Quando a mulher entra na menopausa, a qualidade da queratina capilar é afetada pela queda da produção de hormônios pelo corpo.
Consequentemente, os fios ficam mais ásperos, porosos e sem brilho, e os cabelos ficam mais frágeis.
Muitas mulheres acabam achando que o cabelo está danificado, mas na verdade ele está envelhecido.
Quando o cabelo está danificado, ele apresenta pontas duplas, fios quebrados, perda do brilho e maior opacidade dos fios, já os cabelos envelhecidos, apresentam uma alteração em toda a estrutura do fio, que fica menos espesso, menos denso e começam a ficar brancos.
Esse processo de envelhecimento pode ocorrer tanto por fatores internos e hormonais como por fatores externos.
Por volta dos 30 anos a produção de melanina diminui e os melanócitos começam a trabalhar mais devagar em nosso organismo. Nesse caso, para resolver o problema dos cabelos brancos, só pintando.
Os fios também mudam de textura, ficando com mais frizz e quebram com mais facilidade. Tratamentos como cauterização e queratinização são os mais indicados para essa fase.
Também podemos dizer que um desequilíbrio acontece: a atividade das glândulas sebáceas diminuem no couro cabeludo e ele fica menos elástico, mais seco e quebradiço. Para preservar a defesa natural do couro cabeludo, nesse caso é bom alternar as lavagens.
O fio nasce cada vez mais fino e isso acontece por conta da perda da densidade e volume. O bulbo capilar começa a ficar menos irrigado e a microcirculação fica prejudicada.
Conhecer as especificidades de cada faixa etária é importante, e ajuda a conter os danos e se adaptar melhor às novas características. Vamos ver um pouco sobre os cabelos ao passar dos anos:
Nessa idade, os hormônios femininos ainda estão trabalhando a todo vapor e isso faz com que os fios ainda sejam fortes e saudáveis.
Porém, os cuidados do dia a dia são suficientes. Mas o uso frequente de secador e chapinha, alisamentos e outros procedimentos químicos tornam o cabelo mais suscetível a danos. O foco da mulher nessa fase deve estar na prevenção.
É importante passar um finalizador com FPS se for sair ao sol. Se for usar babyliss ou chapinha, troque o condicionador pela máscara quando for lavar, e não deixe de passar um protetor térmico antes de expor as mechas ao calor.
Fazer uma hidratação caprichada com ampolas pelo menos uma vez por semana fará com que seu cabelo fique mais maleável e fique mais resistente às agressões.
É nessa fase que os fios brancos começam a aparecer. Se você quiser disfarçá-los, você deve usar uma tintura para manter a cor.
Nessa fase a mulher também começa a enfrentar irregularidades hormonais, por conta da menopausa, e como resultado o cabelo fica mais sensível e mais sujeito a queda.
Para não agravar os efeitos causados pela menopausa, o ideal é não exagerar demais no secador.
Nesse momento as mudanças são mais perceptíveis. A menopausa causa uma queda brusca na produção dos hormônios e isso afeta o cabelo. Essa alteração enfraquece o folículo piloso e ai o cabelo afina e perde volume.
Aqui os fios brancos já são maioria, e assumi-los evita a tinta, e o cabelo fica com melhor textura. Mas os fios brancos, por natureza são mais porosos e rebeldes, e o envelhecimento das células reduz a produção de novos fios. A boa notícia é que as mudanças acabam por aqui.
O cabelo branco também tende a amarelar por isso é preciso cuidar da cor para sempre exibir uma aparência saudável e bonita. Você pode usar xampu roxo que vai neutralizar o tom.
Mesmo com o passar do tempo, há algumas dicas que você pode seguir para manter o seu cabelo bonito: