Mudanças de humor, ondas de calor, sono ruim e suores noturnos. Estes são todos sintomas que as mulheres podem sentir com a menopausa. Para algumas mulheres, as mudanças que acompanham a menopausa podem ocorrer bem antes que a mulher pare de menstruar.

 

 

Sinais precoces

As mulheres podem notar mudanças na duração, regularidade, ou duração do ciclo menstrual e também podem começar a ter alterações de humor e intolerâncias à temperatura, como ondas de calor.  São sinais associados à transição da menopausa, também conhecida como perimenopausa.

A perimenopausa, também chamada pré-menopausa, é um período de transição entre a idade fértil da mulher e a menopausa, em que a ovulação deixa de existir por completo.

As mulheres no Brasil geralmente começam a passar pela transição da menopausa entre os 45 e os 55 anos, mas algumas mulheres podem passar pela perimenopausa mais cedo. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce. Durante esse período, a fertilidade começa a diminuir e os padrões hormonais começam a flutuar, causando uma redução no hormônio feminino, o estrogênio.

 

 

Como saber em que estágio você está

Uma das principais mudanças que uma pessoa pode notar é que seus períodos se tornam menos regulares. Um médico também pode testar os níveis hormonais de uma pessoa para medir o hormônio folículo estimulante (FSH). Durante a menopausa, o nível de FSH aumentará.

A menopausa é o ponto no tempo em que você passou 12 meses consecutivos sem ter um ciclo menstrual.  Este é o ponto em que seus ovários não liberam mais óvulos e param de produzir a maior parte de seu estrogênio.

 

 

Terapias e opções de tratamento

As mulheres que passam pela menopausa podem apresentar não apenas sintomas físicos, como suores noturnos, distúrbios do sono e secura vaginal, mas também podem sofrer de ansiedade e depressão. A intensidade e a frequência dos sintomas variam para cada indivíduo, por isso é importante conversar com seu médico sobre como você está se sentindo e a gravidade dos sintomas. Diferentes planos de tratamento estão disponíveis, incluindo terapias hormonais e não hormonais.

Medicamentos prescritos, incluindo terapia com estrogênio, pílulas anticoncepcionais e antidepressivos, podem ser usados ​​para diminuir os efeitos dos sintomas.  Mas é preciso conversar com seu médico.  Outras terapias não hormonais que podem ajudar incluem mudanças em sua dieta e exercícios que trazem grandes benefícios para sua saúde geral.

Durante a pós-menopausa, a mulher pode perceber que os sintomas diminuem ou desaparecem completamente. Algumas mulheres podem apresentar sintomas que podem durar vários anos. A menopausa é uma transição muito natural e as mulheres devem reservar um tempo para si mesmas e saber que não precisam passar por essas mudanças silenciosamente.

O autocuidado é muito importante durante esse período.  As mulheres devem saber que não estão sozinhas. Você deve conversar com seus entes queridos sobre como está se sentindo e sempre procurar atendimento médico se tiver dúvidas.

 

Cuide-se.  Abela Cosmetics.

 

Compartilhe
Compartilhe