A meditação e seus benefícios são essenciais para melhorar o dia de diversas pessoas em todo o mundo.
Uma prática muito antiga, a meditação é conhecida por desempenhar um papel na filosofia e religião orientais. Há alguns anos, a prática da meditação foi incorporada às práticas culturais comuns e passou por ajustes. Alguns praticantes se desconectaram do reino espiritual e procuraram métodos alternativos.
Quem quer melhorar sua qualidade de vida tem se voltado cada vez mais para a meditação. Para diversas religiões, a meditação é considerada um método de terapia e relaxamento mente-corpo. No entanto, a compreensão científica da meditação sempre foi limitada e tem sido mais estudada nos últimos tempos. Se você quiser conferir os principais benefícios da meditação é só continuar lendo este artigo.
O objetivo da meditação, uma prática milenar com raízes orientais, é trazer um estado de quietude, relaxamento, tranquilidade e foco ao praticante. Os métodos usados incluem postura, respiração focada na atenção e outras técnicas. É uma habilidade que é simples de aprender e colocar em prática.
Além de ser praticada por crianças, adolescentes e adultos de todos os sexos, classes e tipos de corpo, não é vista como uma técnica religiosa ou restrita a um determinado grupo ou religião. Na realidade, é muito inclusivo e tem muitos benefícios comprovados cientificamente.
Encontrar momentos de paz às vezes pode ser difícil com o ritmo diário, não é mesmo? A prática da meditação pode ser uma estratégia útil para reduzir a ansiedade e sentir-se mais à vontade.
A prática da atenção plena ajuda você a distinguir entre sentimentos, crenças e pensamentos, permitindo que você tome decisões mais sábias ao longo de sua vida. E incorporar esse método na vida cotidiana pode ser uma tarefa simples. Para fazer isso, tudo o que é necessário é localizar uma área tranquila, onde você não se sinta desconfortável e esteja exposto ao mínimo de estresse possível.
Inúmeros benefícios da meditação já estão sendo aproveitados pelas pessoas de diversos lugares do mundo. Normalmente associamos a meditação a sentimentos de serenidade, calma, relaxamento e paz interior, acreditando que isso é tudo o que existe.
Essas associações são precisas e a ciência tem buscado não apenas validá-las, mas também descobrir benefícios adicionais que a prática vem promovendo. Efeitos positivos no bem-estar, saúde física e saúde mental foram demonstrados por vários estudos realizados de várias maneiras. Veja os principais benefícios da meditação a seguir.
Sem dúvida, a prática diária de meditação melhora sua capacidade de concentração, de acordo com alguns estudos. Elisa Kozasa, pesquisadora do Instituto do Cérebro, é citada em estudos sobre o impacto da meditação no campo da neuroimagem e revela o aprimoramento da capacidade de foco aos praticantes da técnica.
Além disso, por estarem mais focadas na atividade que está sendo realizada no momento, essas pessoas são mais capazes de responder rapidamente. Ou seja, o foco está no agora, no momento presente.
A prática da meditação, principalmente os exercícios de atenção plena, ajuda a reduzir o estresse e as doenças ligadas ao estresse excessivo, pois permite que as pessoas relaxem sem remoer o passado ou se preocupar com o futuro.
Além disso, estudos têm demonstrado que praticar exercícios de ioga ajuda a reduzir a ansiedade e controlar melhor as fobias e a ansiedade social.
Através do estudo “Alterações no cérebro e função imunológica produzida pela meditação da atenção plena”, foi avaliado os efeitos da meditação. O programa de treinamento clínico foi realizado em algumas semanas com profissionais saudáveis.
Além disso, a meditação requer apenas um local tranquilo onde você se sinta confortável e possa ser concluída em questão de minutos. Não há restrição de idade para meditação, crianças pequenas, adultos e idosos podem praticá-lo.
Depois disso, tanto os membros do grupo de meditação quanto o grupo de controle da lista de espera receberam vacinas contra a gripe. Os pesquisadores descobriram que os participantes que praticavam meditação tiveram um aumento significativo na resposta à vacinação quando comparados ao grupo controle.
A conclusão que os pesquisadores chegaram foi que uma breve prática de meditação mindfulness pode oferecer efeitos positivos no cérebro, assim como no sistema imunológico.
É hora de parar, respirar e meditar se você estiver lendo um livro e tiver muitos pensamentos passando pela sua cabeça. Por esse motivo, você não precisa ser um especialista ou ter domínio de uma técnica, tudo o que você precisa fazer é ficar quieto por alguns minutos e se concentrar em sua respiração. Isso forçará a mente e permitirá uma leitura mais focada, necessária para o cérebro armazenar as informações corretamente.
Além de ajudar a reduzir o estresse, a meditação também ajuda as pessoas a prestar mais atenção às atividades diárias que realizam, tornando-as mais satisfatórias e intensas, pois se sentem mais plenamente presentes e no momento. Além disso, vários estudos sugerem que a meditação ajuda a regular a depressão, influenciando a perspectiva de vida de uma pessoa para se tornar mais otimista.
A qualidade do sono melhora se a prática da meditação for seguida de forma contínua. O impacto da meditação na qualidade do sono foi avaliado em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia.
Dois grupos de adultos com mais de 55 anos que experimentaram transtornos leves no sono a moderados foram submetidos a duas intervenções distintas: a primeira com 24 pessoas fazendo meditação e a segunda com 25 pessoas do qual realizaram programas de promoção da educação da higiene do sono (que consiste em praticar atividades mais leves antes de dormir, como retirar o uso dos celulares 30 minutos antes de deitar na cama, por exemplo).
Como resultado, em comparação com o grupo que participou de um programa de higiene do sono altamente estruturado, a meditação produziu menos insônia, fadiga e depressão. Isso porque a prática regular de meditação ajuda a reduzir pensamentos negativos, estresse diário e ansiedade. Isso deixa a pessoa mais à vontade e cheia de energia, evita que ela durma com pensamentos negativos e melhora a qualidade do sono.
Se você trabalha, estuda, tem filhos e ainda precisa cuidar das tarefas domésticas, tudo isso no final do dia pode te deixar frustrada e até com dores pelo corpo. Se não soubermos como lidar com essas situações, nossos corpos começarão a apresentar problemas e nossas mentes começarão a ficar mais pesadas.
Isso exige um pouco mais de concentração, e a meditação pode ser de grande ajuda. Além disso, de acordo com estudos realizados pela Universidade de Montreal, as pessoas que praticam meditação com foco na respiração podem experimentar uma redução na dor de até 18%.
Além disso, vale ressaltar que a execução de exercícios de meditação ajuda a normalizar a pressão arterial não apenas enquanto os exercícios são realizados, mas também diariamente com a prática frequente de meditação.
A prática de exercícios de meditação permite que a pessoa se torne cada vez mais consciente de si mesma à medida que dedica mais tempo a isso, permitindo refletir mais sobre seus pensamentos e ações, desafiando-os e compreendendo suas motivações. Ao final, será possível entender melhor sobre si mesmo.
No estudo “Meditação Mindfulness Melhora a cognição: Evidência de Treinamento Mental Breve”, os pesquisadores descobriram uma coisa muito interessante sobre o poder da meditação. Segundo eles, 4 dias de meditação podem ter um impacto positivo na cognição e no humor de um indivíduo.
No estudo, eles separaram dois grupos. No primeiro com 24 alunos, eles participaram de quatro sessões de meditação. Já o segundo grupo de controle de 25 alunos ouviu um livro que estava gravado. Os participantes que nunca haviam meditado antes foram avaliados em seu senso de humor, fluência verbal, percepção visual e memória de trabalho.
Embora os pesquisadores tenham percebido nas duas intervenções uma melhorar o humor, apenas o breve treinamento de meditação conseguiu diminuir a ansiedade e o medo, enquanto isso aumentou a atenção total. Houve também uma melhora significativa no processamento visual espacial, memória de trabalho e função executável.
Trabalhar sua autoconfiança diante de uma prova pode ser um dos fatores decisivos para o seu sucesso. Isso significa que incorporar a meditação em sua rotina diária pode ajudá-lo a ter controle sobre suas emoções e dar mais segurança na hora de realizar testes ou definir projetos no trabalho.
Além disso, quando temos mais autoconfiança, acreditamos que podemos cumprir as metas da melhor maneira possível, o que reduz as emoções negativas e apreensivas. De uma posição de autoestima elevada, a pessoa é capaz de ter ainda mais fé em seu potencial e capacidade de superar os desafios da vida.
Na grande maioria dos estudos, a meditação da atenção plena foi fortemente mencionada. Pode parecer ser algo difícil, mas não é. Investir nesta prática é o mesmo que investir em si mesmo e buscar um bem-estar mais completo e integrado.
Se você gostou desse conteúdo, continue navegando no nosso site para descobrir muito mais. Além disso, se você deseja melhorar a sua saúde capilar, não pode deixar de conferir os produtos de alta qualidade da Abela Cosmetics.