A parafina é um óleo mineral encontrado em muitos cosméticos, incluindo hidratantes para a pele, condicionadores e xampus.
Desse modo, a principal função da parafina é estabilizar a fórmula do produto e melhorar o desempenho dele e a capacidade de deslizar pela pele e pelos cabelos.
Derivada do petrolato, é uma substância que é utilizada na indústria cosmética devido ao seu baixo custo, o que torna os produtos mais rentáveis.
É uma substância derivada do óleo que dá aos produtos uma sensação de maciez e suavidade, e não hidrata a pele de fato.
O uso de parafina pode causar efeitos negativos na pele e nos cabelos, como a seborreia.
A parafina também pode entupir o couro cabeludo, dificultando a absorção de nutrientes e outros ingredientes benéficos em produtos capilares, porque criam uma película ao redor do fio.
Aqui neste artigo iremos te mostrar mais detalhadamente o que é a parafina e como ela pode ser prejudicial ao seu cabelo.
Confira!
A parafina é um tipo de vaselina encontrada na maioria dos cosméticos (nos cabelos, é mais encontrada em condicionadores e finalizadores), mas não é muito boa e eficaz.
Isso porque, como derivado do petróleo, dá a sensação hidratante, nutritiva e emoliente que todo mundo deseja em seus cabelos.
Mas isso é apenas uma “sensação”, um efeito temporário, não duradouro e sem efeito.
O que a parafina faz no cabelo é criar uma película protetora no cabelo e nada mais.
Quando ouvimos a palavra “película protetora”, pensamos imediatamente nos benefícios que isso traz, pois teoricamente os fios estarão protegidos contra agressões externas.
Mas na prática, prevenimos ataques externos e curas criando essas blindagens nos fios. Claro, isso não acontecerá após apenas um uso, é uma situação a longo prazo.
Quando o pêlo está seco e quebradiço e você aplica um condicionador, máscara e finalizador que contém parafina, quase imediatamente os fios ficam macios e disciplinados.
Isso dá a sensação que resolveu o problema e os seus fios estão automaticamente saudáveis.
Entretanto, com o passar do tempo e com o uso desses produtos, o cabelo parece não responder mais a qualquer tipo de tratamento.
Isso tudo ocorre porque a parafina se acopla aos fios e impede que os nutrientes e minerais sejam absorvidos.
Com a conscientização do mercado e a preocupação em usar ou não a parafina, diversas marcas já estão investindo em formulações que não utilizam a substância.
Assim, a Abela Cosmetics possui linhas que são livres de parabenos, parafinas, óleos minerais, silicones insolúveis e ainda são veganas!
Uma boa alternativa é o óleo vegetal, que além de dar mais segurança à fórmula, traz muitos benefícios para a pele, cabelos e couro cabeludo.
Um exemplo são todas as linhas da Abela Cosmetics, prontas para trazer saúde, maciez, brilho e leveza aos seus cabelos.
Conheça nossos diversos produtos (shampoos, condicionadores, máscaras e finalizadores)!
Para mais informações como esta, acessem nosso blog. Te esperamos lá!