Cabelos médios, finos ou grossos? Essas são algumas das possíveis características do seu cabelo e é interessante que você saiba identificá-las, para que assim, consiga buscar tratamentos e cortes adequados.

 

 

Primeiramente, para saber qual dessas características se assemelham mais com o seu cabelo, é necessário que você saiba qual a sua espessura capilar.

No artigo de hoje, vamos te ajudar nesse processo e dar algumas dicas de formas de tratamento.

Fique ligada!

Cabelos finos, médios ou grossos?

Características genéticas e étnicas são os principais fatores para definição da espessura capilar de uma pessoa.

Alguns povos têm, em sua maioria, fios mais finos, como os europeus – tanto os europeus, quanto seus descendentes têm fios com espessura entre 0,04 a 0,01mm – que crescem com uma velocidade maior. Já, no caso dos brasileiros, é impossível encontrar uma regra baseada na maioria, por conta da miscigenação existente durante a formação do país. Sendo assim, para analisar a espessura capilar dos brasileiros é necessário observar o tipo de fio, a cor e a textura – ou seja, analisar de maneira individual.

Cabelos finos

Geralmente, esse tipo de cabelo costuma ser mais frágil do que os demais e se caracteriza pela possibilidade de rompimento assim que esticado.

Para o tratamento com cabelos finos, é interessante investir em finalizadores mais leves que deem volume e ajudem a texturizar as madeixas, tornando o cabelo mais encorpado.

Cabelos médios

Os cabelos médios são aqueles que ficam entre os finos e os grossos. Nem tão finos, nem tão grossos.

Eles têm como característica uma forma mais estruturada, mas não tão firme quanto a dos cabelos grossos. Por isso, é interessante hidratá-lo constantemente e escolher produtos que preservem a espessura capilar.

Cabelos grossos

Já no caso dos cabelos grossos, estes são caracterizados por serem bem estruturados, firmes e amantes dos famosos frizz. Ou seja, é interessante optar por produtos que garantam uma boa hidratação e que ajude a controlar os fios indisciplinados.

Além desses produtos, uma técnica de texturização, denominada Plopping, é muito indicada para quem tem cabelos cacheados ou crespos. O Plopping é um método de secagem dos cabelos de forma rápida e simples, visando ativar o formato natural dos fios e assim, reduzir o frizz. Confira no nosso site um pouco mais sobre essa técnica.

Vale ressaltar que, não utilizar a toalha de banho convencional pode ajudar no controle de frizz. A toalha gera atrito nos fios, possibilitando assim o aparecimento desses fios indisciplinados. Opte sempre por toalhas de algodão ou microfibra, mas, caso não tenha, pode utilizar uma camisa, também de algodão.

E aí, o que achou do nosso artigo sobre espessura capilar? É importante conseguir identificar essa característica nos fios do cabelo para escolher os produtos certos e assim, manter seu cabelo bem saudável e bonito.

Compartilhe
Compartilhe