Ter cabelos bonitos e saudáveis é o desejo de todas as pessoas. Mas, para quem tem os fios cacheados ou crespos, esse desafio é ainda maior.

 

 

Para se ter bons resultados, são utilizadas diversas técnicas de lavagem com produtos liberados, conhecidas como No Poo (nenhum shampoo) e Low Poo (pouco shampoo).

Por ser uma técnica de lavagem capilar menos agressiva, os fios são limpos de maneira suave, sem agredir o couro cabeludo. Dessa forma, são utiliza-se produtos com pouco ou sem nenhum sulfato de sódio, componente responsável por formar a espuma.

Sendo assim, essas técnicas trazem inúmeras vantagens aos cabelos, e, apesar de muito utilizada por pessoas de fios cacheados ou crespos, ela também pode ser feita em cabelos ondulados. Para se ter resultados ainda mais satisfatórios é importante escolher os produtos certos para cada tipo de fio.

Nesse artigo, explicaremos mais sobre o No e Low Poo, como essas técnicas devem ser feitas, seus benefícios e qual o melhor tipo de produto.

  • O que é o No e Low Poo?
  • Como lavar os cabelos com produtos liberados?
  • Produtos adequados para No e Low Poo

O que é o No e Low Poo?

As técnicas de No e Low Poo foram feitas para os cabelos cacheados ou crespos. Enquanto o No Poo consiste em lavar os fios sem nenhum shampoo, o Low Poo utiliza o produto de maneira mais reduzida. Ambos os métodos de lavagem capilar consistem em cuidar das madeixas de maneira mais natural possível.

Desenvolvida pela especialista em cabelos, a inglesa Lorraine Massey, o No e Low Poo consistem em utilizar produtos sem derivados do petróleo, como óleo mineral, parafina líquida, vaselina, petrolato, entre outros, e shampoos sem sulfato. Sem esses componentes, que são prejudiciais aos cabelos, os fios se fica com hidratação, definição e saudáveis.

O principal componente presente da fórmula do shampoo é o sulfato. Ele atua como potente agente de limpeza, o que danifica severamente os fios. O sulfato age como um detergente, removendo a sujeira e a gordura dos fios. Porém, além de limpar os cabelos, ele elimina a oleosidade natural, deixando os fios ásperos e ressecados.

Para evitar esse ressecamento, muitas cacheadas optam por diminuir o número de lavagem dos cabelos com shampoo. Porém, é possível manter os fios limpos utilizando produto liberado, ou seja, sem sulfato.

Nesses produtos, ao invés de ter sulfato em sua composição, são usados agentes que têm um grande poder de limpeza, mas de maneira suave. Assim, nem os fios e nem o couro cabeludo são agredidos durante a lavagem.

Cremes e condicionadores

Além dos shampoos, os cremes e condicionadores também possuem petrolatos, parafina, silicone insolúvel e ativos de origem animal em suas composições. Sendo assim, deve-se evitar esses produtos e optar por aqueles que tenham em sua fórmula óleos vegetais e ativos hidratantes. Dessa maneira, os fios ficarão mais livres e brilhosos naturalmente.

Por isso, fique alerta aos principais sulfatos que é preciso evitar, como o Sodium lauryl ether sulfate, Sodium laureth sulfate, Sodium laurilsulfate, Sodium Trideceth, Ammonium Lauryl Ether Sulfate e Ammonium lauryl sulfate.

Já os agentes surfactantes que ajudam na limpeza dos fios de maneira saudável e tem carta branca para o Low Poo são: Cocamidopropyl Betaine, Lauryl Sulfoacetate, Sodium Lauroyl Sarcosinate (não é sulfato), Sodium Cocoyl (Lauryl/Lauroyl) e Sarcosinate.

Como lavar os cabelos com produtos liberados?

Os benefícios dos métodos No e Low Poo podem ser vistos já nas primeiras lavagens. As cacheadas e crespas conseguem notar esses resultados facilmente, vez que seus fios são mais ressecados e com menos oleosidade natural. Mas, como lavar os cabelos utilizando os produtos liberados?

Antes de tudo, é importante lembrar que os shampoos liberados não removem completamente a oleosidade natural dos cabelos. Isso é positivo, pois permite que os fios cacheados e crespos permaneçam mais nutridos. Escolha o produto mais adequado para o tipo de método que deseja utilizar, lembrando de escolher aqueles que não têm sulfato e petrolatos em sua composição.

Para a lavagem com Low Poo, ou seja, usando shampoo, a recomendação é optar por produtos que tenham em sua fórmula o Cocamidopropyl Betaine, por exemplo, que deriva-se do coco e faz pouca espuma. Aplique uma pequena quantidade do produto na mão e espalhe por todo o cabelo em movimentos suaves.

Em seguida, enxágue sem deixar nenhum resíduo, e, após isso, aplique o condicionador. Ele também deve ser colocado em pequena quantidade ao longo das madeixas, mas deve-se evitar contato com a raiz. Para que o tratamento fique completo, utilize, uma vez por semana, creme de tratamento ou máscara capilar.

A lavagem dos cabelos também pode ser feita com o condicionador. O co-wash é um produto liberado na rotina No Poo e serve para limpar o couro cabeludo. Este produto também deve ser isento de sulfatos, petroderivados e silicones insolúveis.

Produtos adequados para No e Low Poo

Antes de colocar em prática as técnicas de No e Low Poo, é preciso conhecer bem os produtos que tem carta branca e como eles agem nos cabelos. Por isso, a primeira dica para as cacheadas e crespas é olhar bem as embalagens.

Nos rótulos dos produtos liberados há sempre a descrição de que eles são livres de parafina, óleo mineral, sulfato e petrolato. Algumas empresas, como a Abela Cosmetics, trazem bem destacadas essas informações nas embalagens.

Assim, é possível notar bem visível na parte da frente ou no verso dos produtos os símbolos de que esses componentes não estão presentes na composição. A marca vai além disso e dispõe ainda de produtos que não são testados em animais.

Observada essa informação é hora de escolher os produtos ideais para o tipo de cuidado que deseja. Para que o tratamento tenha um resultado ainda mais efetivo, a dica é usar a linha completa de produtos. Ao higienizar, condicionar e finalizar, é possível garantir fios com mais nutrição, com definição e macios, sem agredi-los e repondo os nutrientes.

Todos os shampoos da Abela Cosmetics possuem liberação para as técnicas Low Poo e não possuem detergentes em suas fórmulas.

Compartilhe
Compartilhe