Nos dias atuais as pessoas estão cada vez mais empenhadas em saber sobre os produtos que utilizam e seus impactos à saúde e ao planeta. Devido a isso, os produtos de beleza sustentáveis vêm ganhando grande notoriedade no mercado.
Os cosméticos sustentáveis possuem como princípio básico não agredir o meio ambiente e nem o organismo dos usuários. Dessa maneira, com a crescente procura por produtos desse tipo, pode-se observar uma maior atenção dos fabricantes com essas questões, o que é um enorme avanço no comércio de produtos de beleza.
Ficou curioso? Para ficar por dentro desse assunto, continue a leitura até o final!
Antes de tratarmos especificamente do que são os cosméticos sustentáveis, é de enorme importância compreendermos o que significa de fato “sustentabilidade”.
Sustentabilidade nada mais é do que ações que consideram e se preocupam com os aspectos ambientais, econômicos e sociais, se atendo assim, com todo impacto que uma ação pode provocar.
Nessa perspectiva, pensando nos cosméticos sustentáveis, podemos afirmar que se trata dos produtos obtidos por empresas que se preocupam com a sustentabilidade de forma geral, desde os ingredientes que são utilizados, a forma de produção, os materiais utilizados na produção, como também após a produção.
Quem está começando a se aprofundar nesse assunto agora talvez acredite que todas essas nomenclaturas se referem ao mesmo conceito. Alguns produtos podem ser considerados veganos, orgânicos, naturais e sustentáveis.
Contudo, é possível que um produto não atenda a todos os critérios e seja considerado como vegano e não sustentável, por exemplo. Sendo assim, detalhamos para você a diferença entre eles. Leia com atenção para fazer uma escolha consciente, confira:
Os cosméticos veganos são aqueles que não utilizam de nenhum componente de origem animal na sua produção, como também, não podem ser testados em animais.
Contudo, eles podem possuir substâncias químicas, podem possuir uma produção que não preza pela sustentabilidade, é possível que produza muita poluição e afins. Ou seja, ao ser vegano, um cosmético não necessariamente é sustentável.
Vale lembrar que o veganismo é uma filosofia que visa acabar com a exploração animal por toda indústria, o que acaba por incentivar um consumo mais sustentável e que impacta menos o meio ambiente.
Sendo assim, é muito importante estar atento aos rótulos dos produtos e a filosofia da marca, se atentar às informações expostas nas embalagens e saber diferenciar os conceitos.
Principalmente porque, uma marca vegana que se preocupa realmente com o sofrimento animal, muito provavelmente também vai se preocupar com os problemas ambientais e causados à saúde humana. Uma marca vegana responsável, também vai ser uma marca sustentável.
O conceito de orgânico está relacionado à produção dos insumos do produto. Ou seja, para um produto ser considerado orgânico, não pode ter tido contato com agrotóxicos. Dessa maneira, o uso de fertilizantes artificiais e pesticidas são totalmente proibidos.
Visto isso, fica claro que um cosmético orgânico não é sinônimo de um cosmético sustentável. São inúmeros os critérios de diferença.
Já os cosméticos considerados naturais são aqueles que pelo menos 95% dos ingredientes são naturais. Os outros 5% podem conter água e outros ingredientes, como minerais, desde que possua a devida autorização.
Como os cosméticos orgânicos e veganos, os naturais também não significam que são sustentáveis.
O que não faltam são motivos para você optar por cosméticos sustentáveis. De início, é importante relembrar sobre a questão ambiental e a redução dos impactos na natureza, o principal propósito dos cosméticos sustentáveis.
Além disso, existem diversos benefícios para nós. Os ingredientes naturais são menos propensos a causar irritação ou reações alérgicas na pele. A grande maioria das alergias são causadas por ingredientes derivados do petróleo, amônia e mercúrio.
Outro ponto muito importante que devemos nos atentar, é com a nossa saúde a longo prazo. Os cosméticos que possuem alguma das enormes variedades de produtos químicos sintéticos ou petroquímicos, oferecem resultados a curto prazo, contudo, a longo prazo pode ser altamente tóxico para a saúde dos seres humanos.
Atualmente o mercado conta com uma grande variedade de cosméticos sustentáveis que são muito eficazes, tanto para o corpo, o rosto ou o cabelo. Ao decidir utilizar um cosmético sustentável, você está optando por investir em sua saúde e beleza a longo prazo, além de renunciar produtos tóxicos, sintéticos e que causam dano ao meio ambiente.
O primeiro passo para começar a ter atitudes mais sustentáveis no campo dos cosméticos é optar por produtos realmente necessários, que possuem um bom resultado e que você realmente vai usar.
Durante a escolha pelo produto, avalie a marca e opte por empresas engajadas e que se preocupam com toda a produção do cosmético, assim como, após a produção. Pesquise se de fato a empresa está empenhada ou se é apenas marketing.
Além disso, lembre-se de analisar os rótulos dos produtos e prefira os cosméticos que possuam ingredientes naturais, quanto mais natural, melhor para sua saúde e para o planeta.
Vale a pena pesquisar também sobre as atitudes sustentáveis que a marca possui, se promovem projetos de consciência ambiental, como funciona a divulgação da marca, se evita desperdícios de embalagens, se faz reciclagem ou logística reversa. Toda essa questão é muito importante e o meio ambiente agradece.
O futuro dos cosméticos com certeza é a filosofia da “beleza limpa“, prezando sempre pela qualidade, saúde e sustentabilidade. Na Abela Cosmetics existem os melhores produtos para o seu cabelo, com a escolha de ingredientes que são realmente eficazes e não prejudicam a sua saúde e a saúde do planeta.
Todos os produtos da Abela Cosmetics são livres de parabenos, petrolatos, silicones insolúveis, óleo mineral, parafina e ativos de origem animal.
Produtos de qualidade, com um preço justo e que é responsável com sua saúde e saúde do planeta, valem o investimento.